HISTORICO DA EJA


 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos foi o projeto pioneiro do PRECE. Desde 1994, é desenvolvido em parceria com o Centro Educacional de Jovem e Adulto Luís Gonzaga. A EJA fez um grande diferencial na vida dos sete (7) primeiros jovens que ingressaram no PRECE.
O Projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) utiliza a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, orientada pelos monitores e estudantes universitários. O estudo é dividido em dois tempos: na semana, orientados pelos monitores (em preparação para o Enem) e no fim de semana, pelos estudantes universitários os quais orientam nas dúvidas e aplicam as avaliações. Os graduados e graduandos trabalham na gestão da EJA nos núcleos de suas comunidades.
Os estudantes se organizam em células por disciplinas, iniciando pelas mais fáceis e depois pelas difíceis. Os monitores de cada disciplina são escolhidos pelo seu engajamento no projeto e pelo seu interesse pela disciplina que pretende compartilhar os seus saberes. Os conteúdos são os mesmo da grade curricular da EJA, mas reforçados por outros conteúdos de livros, atualidades, revistas e sites.
Nas células, cultiva-se a discussão e o debate sobre variados temas, privilegiando-se a leitura e a escrita. Pelo fato da ação educativa se localizar mais no campo, essa metodologia em aprendizagem cooperativa se aplica muito bem, levando em conta o espaço geográfico, as distâncias, as intempéries, a cultura do povo, enfim, todos os sabores e dissabores do próprio ambiente.